Atendimento

Proposta de atendimento
    O estudo do processo de aprendizagem e suas dificuldades deve ser contínuo, pois cada proposta de intervenção é única de acordo com a individualidade de cada paciente. Portanto, é possível dizer que a intervenção psicopedagógica possui um caráter preventivo, atuando juntamente com a escola para alcançar a família e auxiliá-la a compreender as diferentes etapas do desenvolvimento.


1. Objetivo do atendimento psicopedagógico

    Em parceria com a escola a psicopedagoga deve identificar, analisar as dificuldades de cada indivíduo de atendimento e, assim, intervir de forma planejada com atividades direcionadas que promovam a aprendizagem e que estimulem a autoestima e autoconfiança dos educandos, fazendo-os perceber a sua individualidade no processo de aprendizagem

2. Atendimento

    O atendimento psicopedagógico de Amanda Rangel é oferecido individualmente. Cada sessão é trabalhada no intervalo de 50 minutos de atividades planejadas e direcionadas para a especificidade de cada indivíduo.
       O início do atendimento acontece com sessões de investigação. Serão agendadas 8 sessões para que a profissional possa aplicar diversas atividades e verificar quais as dificuldades serão trabalhadas, caso haja a necessidade de um acompanhamento semanal de intervenções psicopedagógicas.

As sessões serão divididas da seguinte forma:

  • Primeira sessão: Anamnese
          Atendimento direcionado aos pais e familiares presentes no processo de aprendizagem da criança ou adolescente. Nesta sessão deverá ser exposta toda a dificuldade percebida pelos pais, como é a rotina de estudos, o que a escola verificou durante as atividades em sala de aula e demais informações referentes ao desenvolvimento  da criança.

  • Segunda a sétima sessão: Investigação com atividades direcionadas
    Sessões planejadas com atividades que explorem áreas do processo de desenvolvimento da aprendizagem como: lógica, leitura e escrita (consciência sintática, semântica e fonológica ), espaço, tempo e etc. O intuito das sessões de investigação é verificar as reais origens das dificuldades de aprendizagem apresentadas.

  • Oitava sessão: Exposição das observações para a família
      Nesta sessão é fundamental a presença do pai, mãe e demais familiares que estão presentes no processo de desenvolvimento da criança ou adolescente. Neste encontro será exposta a observação da psicopedagoga verificada durante a aplicação das atividades, deixando clara a necessidade ou não de um acompanhamento com  intervenções psicopedagógicas.
     Ao identificar as dificuldades de aprendizagem, a psicopedagoga poderá indicar um tratamento psicopedagógico, como também poderá indicar a necessidade de auxílio de outros profissionais como: psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista ou outro profissional a depender do caso.

3. Acompanhamento
      A psicopedagoga solicitará as tarefas, cadernos e agenda escolares para observar a organização e possíveis dificuldades, auxiliando o educando a compreendê-las. Auxiliará a criança ou adolescente a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o seu modelo próprio de estudo. 
        Visitas à escolas serão necessárias e fundamentais, pois é ela que tem  um  contato diário com o aluno e poderá fornecer muitas informações que possam auxiliar no tratamento.


Ligue e marque uma visita para conhecer o espaço e a profissional. 
Tel: (61) 4102-4752 




Sala de atendimento!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicopedagogia da Linguagem Escrita

O lado bom do aborrescente